Saúde na Rede

HORA DE COLHER !!!!
Final de Ano, muito trabalho, mas o resultado foi gratificante: compostagem e horta funcionando! 



 Depois de muito trabalho nossa horta começou a produzir sem parar!!!!

















                  
Foram tantas plantinhas que resolvemos incentivar os pais a plantarem suas próprias hortas caseiras.
Os alunos cortaram as caixas de leite que usamos na merenda e fizemos vasinhos de mudas de alface, couve, espinafre e outras verduras para dar de presente na última reunião de pais.


  

O restante foi colhido pela D. Lucia, mãe do aluno Thiago Tertuliano, que é nossa voluntária na horta e no jardim.



O Professor Marcos queria comer na mesma hora! Calma professor! Vamos lavar direitinho deixando de molho na água com um pouquinho de água sanitária (cuidado com a quantidade!!! Uma colher de sopa para cada litro de água) para deixar tudo prontinho para a nossa salada! Huuuuuuuummmmmmmm!!!!!!




VISITA DO PRESIDENTE DA FAPERJ
No dia 05 de dezembro o Prof. Dr. Rui Garcia Marques nos honrou com sua visita e viu de perto o retorno dos investimentos aprovados para nossa escola.


Recebido pelo diretor da escola, Prof. José Edmilson e acompanhado pelas Profas. Josely Kouri, Marta Citelli, e a doutoranda Érica, da UERJ, o Prof. Dr. Rui Garcia Marques conheceu as diretrizes do Projeto GEO e iniciou sua visita às dependências da escola para ver de perto que os investimentos conquistados pelo Instituto de Nutrição da UERJ mudaram a rotina da nossa escola...



O Prof. Rui visitou nosso laboratório e viu que embora não tenhamos muitos recursos, o empenho dos professores faz a maior diferença para que as aulas sejam atrativas.









Ele vistou também as salas de esportes, a academia de ginástica, a horta e a piscina onde queremos instalar o aquecimento solar, o que foi aprovado com muito entusiasmo!





Agora um momento muito especial para a INAUGURAÇÃO DA SALA REVOLUTI, construída com os recursos do Projeto Prioridade Rio - ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DOS ALUNOS DO GINÁSIO EXPERIMENTAL OLÍMPICO JUAN ANTONIO SAMARANCH: UM AUXILIO NA FORMAÇÃO DE TALENTOS NA VIDA E NO ESPORTE.

Este será um espaço de treinamento com recursos tecnológicos que apoiarão os treinadores e professores para o maior desenvolvimento do nosso Aluno-Atleta-Cidadão.
O Professor Antonio Holanda preparou uma aula de Xadrez demonstrando como a sala pode potencializar os treinamentos. 

A aula mostrou jogadas de xadrez e os participantes fizeram as várias configurações possíveis de organização das mesas mostrando que a interatividade, a partir desse recurso, é muito maior, o que favorece  o treinamento e o desenvolvimento dos atletas.

A sala terá vários softwares disponíveis nas diferentes modalidades esportivas para que os treinadores possam utilizar com seus atletas. 

Os alunos poderão ser filmados em suas atividades esportivas e assistirão o seu desempenho corrigindo os erros e  melhorando o desempenho.

Além disso teremos uma TV de 55 polegadas ligada a um computador 3D, o que vai ser uma viagem nas aulas de humanidades e exatas. Que show!!!!






VOCÊ SABIA?.... 
Mural elaborado pelo Instituto de Nutrição da UERJ mostra a quantidade de sal nos alimentos mais consumidos pela garotada



Teve gente que quase caiu pra trás quando viu o Mural da UERJ onde os nutricionistas mediram a quantidade de Sal dos produtos mais em alta com a garotada!

Alta mesmo! A quantidade de sódio presente nesses alimentos é absurda e vocês sabem, né? Sódio é um elemento que temos que tomar o maior cuidado. 

Problemas sérios como Pressão Alta (hipertensão) que afeta hoje mais de 30 milhões de brasileiros, inclusive crianças.




O Ministério da Saúde fez um acordo com a Indústria de Alimentos para redução do teor de sódio nos alimentos industrializados (saiba mais clicando aqui).

Mas porque esperar? Vamos cuidar da nossa alimentação agora! Vejam só o teor de sal dos alimentos.














Esse trabalho redeu frutos! A Garotada questionou e foi pra cozinha ver como era preparada aquela merendinha gostosa que eles comem na hora do almoço.

Eles também criticaram, sugeriram e observaram todo o trabalho e cuidado das APAs para preparar os alimentos.

Registraram suas opiniões e agora vamos discutir tudo isso para melhorar cada vez mais a nossa alimentação


 Agora é com vocês.... Para que arriscar-se? Podemos ter uma alimentação saudável com mais saúde, mais disposição e um melhor desempenho esportivo! Que tal? Vamos experimentar?







LABORATÓRIO RECEBE DOAÇÕES
Novembro de 2013

Nosso laboratório de Ciências, no início de 2013, recebeu doações importantes! Inicialmente conseguimos o material de sobra do Projeto Cientistas do Amanhã que estava em uma das escolas da nossa rede e não seria mais utilizado. Isso nos proporcionou  algumas aulas bem bacanas, com todo o empenho da Profa. Vera.


No entanto, qual não foi a surpresa da Profa. Vera quando entrou no laboratório no final deste ano e viu seu laboratório mais bonito... As vidrarias que são extremamente importantes para as práticas de Ciências foram doadas pela equipe do Instituto de Nutrição da UERJ.



A professora Josely  Kouri e equipe se empenharam em arrecadar materiais de imenso valor para nossa escola! 

Mais uma vez, Obrigada pessoal!!!!
Faremos muitas misturas mirabolantes. Valeu!!!!





A NATUREZA MOSTRA O SEU PODER!!!!!!!



Olha só o que encontramos no final do campo de futebol.
Antes de implementarmos a  composteira, nossos resíduos de capina e varreção e as cascas de verduras e frutas consumidos na merenda eram depositados no final do campo de futebol .... Passado alguns meses, olha a Surpresa!!!!




 

Fizemos dessa oportunidade uma ótima aula da eletiva do GEOJardinagem com o Prof. Marcos e as Hortelãs D. Cristina, avó das alunas Thais Larissa, Thamiris e Rebeca  e Mara, mãe dos alunos Matheus Braga e Jéssica.





As crianças receberam instruções do Prof. Marcos e da Profa. Angélica de como cortar, os cuidados necessários com o uso de facas, os perigos e a melhor forma de manusear esse instrumento.




Depois partiram para a experimentação!







                    

  






     
Ah! Para ilustrar conseguimos uma flor da abóbora que mostrou como ela se reproduz e como vão nascer novas abóboras....


Para a culminância da atividade a Profa. Rosana Moraes preparou duas receitas com a abóbora: Uma deliciosa sopa de abóbora e uma abóbora ao forno com açúcar mascavo. As receitas foram preparadas passo a passo para que as crianças pudessem ver a elaboração do prato:
Cortar, Temperar, Cozinhar ou Assar é assim que a comida vai se transformando e ficando cada vez mais gostosa! E se for feita com temperos de carinho e cuidado, fica ainda melhor! 





























E finalmente a parte mais gostosa de todas.....


Provar as delícias e trocar muitas receitas..... A garotada anotou e levou seus pedacinhos de abóbora para casa. A expectativa era fazer bonito com a família, mostrando que o GEO também é Mestre.... Cuca!!!!!


Na próxima vamos cozinhar pessoal!


E A COMPOSTAGEM?....DEU CERTO????
Nosso parceiro Álvaro, do NEA da 10a.CRE veio conferir e aprovou!



No dia 17 de novembro, tivemos a apresentação das disciplinas eletivas e o pessoal do GEOJardinagem fe bonito mostrando como ficou a compostagem.
























Havia chovido muito e a terra estava muito molhada, mas mesmo assim todos puderam perceber que todo aquele lixo que seria jogado fora, agora vira um alimento nutritivo e volta para as plantas.







Obrigada Núcleo de Educação Ambiental da 10a.CRE! Valeu Álvaro!!!!! Você mora no nosso coração!






DENSITOMETRIA ÓSSEA E ANAMNESE
Hora de ver como anda a saúde óssea da meninada.



Em parceria com o Instituto de Nutrição da UERJ iniciamos no dia 17 de Setembro, a densitometria óssea da meninada. Fizemos reuniões com os pais que levarão seus filhos até o Instituto de Nutrição da UERJ para fazer os exames. Serão 10 alunos por vez todas as terças, quartas e quintas a partir de 13 horas. Estes exames serão realizados até Dezembro de 2013, mas tem que agendar a ida na escola!



O pessoal da UERJ fez de tudo para recepcionar a garotada.

Preparam vários jogo como UNO, Xadrez, e Dama. 

A meninada se divertiu enquanto esperava a vez. 





Depois foram  medidos, pesados e responderam várias perguntas sobre a forma como se alimentavam.

O último exame era naquela máquina enorme pilotada pela simpática Lívia! E aí Lívia? Tudo Ok?



Tá tudo ok!  
Que bom!!!!! 

Então vamos dar uma voltinha pela Universidade para despertar os desejos dessa garotada!!!

 



CAPACITAÇÃO DAS APAs
Mais uma iniciativa dos nossos parceiros do Instituto de Nutrição...

Qual o maior desafio de uma escola em relação à merenda escolar? Se fizermos essa pergunta para qualquer escola, a resposta será sempre: Fazer com que os alunos comam o Peixe (cação) e o fígado cozidos!

Pensando nisso a equipe da Dra. Josely Kouri elaborou uma capacitação para as APAs testarem algumas receitas elaboradas pelos nutricionistas do Instituto de Nutrição da UERJ. 

As receitas foram todas pensadas com os ingrediente aprovados pelo INAD - Instituto de Nutrição Annes Dias da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha a implementação dos cardápios e a merenda nas escolas do município do Rio.





Nossos APAs e a Profa. Angélica, coordenadora de saúde do GEO, chegaram a UERJ no dia 22 de Julho cheios de expectativa!

Será que conseguiríamos realizar esse desafio?










De mãos lavadas, avental e touca recebemos as instruções das nutricionistas e colocamos a mão na massa....









Ao final, expectativas superadas e um bom desempenho dessa equipe que trabalhou duro, mas com muita alegria e dedicação. 

Deu tudo certo e ainda inventamos alguns pratos que não estavam no cardápio previsto.





Olha o Cardápio aí Gente!!!!!!
  1. 1.       Quibe recheado com molho de iogurte
  2. 2.       Maravilha de fígado
  3. 3.       Medalhão de cação ao molho citrus
  4. 4.       Virado de peixe
  5. 5.       Cupcake de banana e doce de leite
  1.   1Quibe recheado com molho de iogurte
Melhor modo de comer fígado!!!! Nem sequer nota-se a diferença.... Lá no GEO, quando tem quibe de forno não sobra nada.... E aí INAD? Que tal trocar 50% da carne moída por um fígado moído e darmos conta da ingestão de vísceras verdadeiramente? 

2. Maravilha de fígado

Com muito temperos misturados! O gosto ficou bem interessante.

Teve gente que repetiu!!!!







 3. Medalhão de cação ao molho citrus
Esse estava especial! 

Será que o INAD vai aprovar esse hamburguer pra nossa escola??? E não é frito!!!! 
É no forno!!!!






4.  Virado de peixe 
Que ficou incrível, pois era uma farofa de cubos de cação (que a garotada odeia), banana em rodelas e couve (que as crianças adoram! 
Depois de pronto pode comer e não vai saber o que é cação, o que é banana.... Fica gostoso DEMAIS!!!!!!!!

Repetimos, é claro!!!!




5. Cupcake de banana e doce de leite
Ah... Esses sem foto, pois ainda estavam no forno quando fomos comer..... mas podemos atestar que estava uma delícia!!!!!




De quebra ainda fizemos um Arroz com Couve (Reaproveitamento dos talos) e uma saladinha, que não podia faltar, né? 







Como nos saímos muito bem, ficou prometida uma oficina para o final do Ano. Escolhemos Cupecake, que a meninada adora!!!!




  A HORTA DO GEO COMEÇA A DAR SEUS PRIMEIROS PASSOS....


Após muita expectativa começamos a plantar as sementes de vários legumes e verduras nas sementeiras. Essa aula prática foi uma atividade da eletiva do GEOJardinagem do Prof. Marcos. Participaram também a Profa. Marta Citelli, do Instituto de Nutrição da UERJ, que adquiriu as sementeiras e sementes, assim como a terra para os canteiros, o que possibilitou que iniciássemos nossas atividades na horta.
A garotada ficou animadíssima e muitas perguntas rolaram nesse momento. A aula foi bastante rica. Agora é só aguardar para que as mudas cresçam e possam ser transferidas para os canteiros que já aguardam as novas moradoras.



AVISO! NÃO JOGUEM NADA FORA! 
TEMOS COMPOSTAGEM NO GEO:

Com a parceria da UERJ-Instituto de Nutrição e do Núcleo de Educação Ambiental da 10a.CRE, o GEO iniciou o projeto de compostagem no Dia Mundial do Meio Ambiente.


O Professor Álvaro Jorge, coordenador do NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA DA 10a. CRE, parceiro do GEO, veio nos mostrar como construir a nossa compostagem. Cedeu o aramado de 5m para construir a composteira e toda sua experiência, com muito carinho e bastante trabalho! 

 












Com os materiais adquiridos e repassados pelo Instituto de Nutrição da UERJ, através do financiamento da FAPERJ para o Programa Prioridade Rio - Adequação Nutricional dos Alunos do Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch: UM AUXILIO NA FORMAÇÃO DE TALENTOS NA VIDA E NO ESPORTE, recebemos todo o suporte para iniciar a nossa COMPOSTAGEM para a horta que está quase ficando pronta.... só faltando a terra.


O objetivo é aproveitar os resíduos da cozinha e da capina e varreção e colocar tudo na composteira para virar adubo para a nossa horta. Menos lixo no Aterro Sanitário e mais produtividade para a Horta. O pessoal da COMLURB ficou espantado quando dissemos que não era para o caminhão levar os resíduos da capina embora. Falaram que era a primeira vez que eles capinavam um lugar tão grande e o caminhão saía vazio.... É isso aí pessoal! O GEO é sustentável!!!




Os alunos da GEOJardinagem e alguns convidados e curiosos partiram para a ação e começaram a triturar os resíduos da capina e varreção para formar a parte do lixo verde da nossa compostagem.

Todos queriam colocar os resíduos no triturador que é barulhento, mas tritura que é uma beleza!



Ali discutimos os elementos químicos que compõem os vegetais, as frutas e as plantas e galhos e como cada um contribui para que o composto fique equilibrado e possa servir de adubo para a Horta.

É aula prática pessoal!!!



Depois de tudo triturado, fomos para a montagem da COMPOSTEIRA.

O Professor Álvaro do NEA 10a.CRE mostrou a melhor forma de construir o material. Usamos aramado de 1,20 de altura e 5m de comprimento.

A composteira tem um tubo central que serve para a entrada do ar no meio da compostagem.



     Tudo fica bem arrumadinho...                               


Ufa! Instalada nossa composteira! Agora é só aguardar...



Projeto de Compostagem para a Horta do GEO 
abril de 2013


Ainda sem o espaço adequado para a compostagem, inciamos a agregação do material orgânico  no final do campo de futebol. Esse espaço não é utilizado e por isso pode receber os resíduos de capina e da cozinha. Vamos improvisando com todo o empenho da garotada do GEO.


 Eles são mais ansiosos do que nós e não podemos decepcioná-los, não é mesmo?



Meio Ambiente e Saúde:
Preparando a garotada para a discussão da IV Conferência Infanto Juvenil de Meio Ambiente e para o Projeto de Compostagem para a Horta do GEO.


A visita à USINA DE COMPOSTAGEM DO CAJU, em abril de 2013, gerenciada pela COMLURB foi uma das aulas externas que tiveram como objetivo preparar a meninada para a discussão da IV Conferência Infanto Juvenil para o Meio Ambiente e mostrar como podemos fazer dos nossos resíduos um adubo perfeito para a nossa horta

Os alunos ficaram impressionados com o volume de lixo que chega à Usina do Caju. Esse lixo é recolhido pela COMLURB pelas ruas do Centro, São Cristóvão e Zona Sul e vai para a estação de transferência, no Caju.

Lá ele é depositado nos tanques que medem cerca de 40m x 30m e passa a receber um tratamento muito especial....





Uma garra muuuuuuiiiiiitttooooo grande captura o lixo dos tanques e deposita em uma esteira que leva todo o lixo para um galpão onde será separado por pessoas da comunidade que formaram uma cooperativa de catadores.



A meninada anotava tudo e fazia muitas perguntas!!!

Todo o esquema do trânsito do lixo pela usina foi mostrado para os alunos na Sala de Controle.

É impressionante ver como o nosso lixo pode gerar tantas ações e como existem pessoas que estão tão preocupadas como nós com todo esse lixo que geramos....




Aqui podemos ver as "linhas de catação" onde ficam as pessoas da cooperativa separando o lixo: PAPELÃO, PLÁSTICO, PET, LATAS, FERRO.... tudo isso vai gerar renda para cerca de 150 famílias que compõem o grupo de catadores da cooperativa. Eles conseguem uma renda de mais ou menos 700,00 reais para cada família.... Legal, né? Isso poderia ser melhor se o nosso lixo já fosse separado para eles.
Depois de separado o lixo é prensado em grandes prensas e forma os fardos que serão vendidos para as empresas que fazem a reciclagem desses materiais.
É o lixo retornando para nós, transformado e novinho em folha.... vocês já pensaram em quantas coisas que compramos que são recicladas? Essa deve ser uma preocupação nossa.... SEMPRE, pois quando compramos produtos reciclados, deixamos de explorar novos recursos da natureza... pense nisso....


Pensaram que acabou??? Nada.... Agora vamos ver o que acontece com o lixo que não foi aproveitado pelos catadores nas linhas de catação....

Caminhando mais um pouquinho pela usina....
O lixo orgânico que não é aproveitado pelos catadores - papel, tecidos, vai para o pátio de compostagem onde vai ser depositado em Leiras (melhor procurar o significado no dicionário....) e fica aí durante alguns meses.

Esse lixo sofre um processo de decomposição e vai gerar um composto chamado FERTILURB que é usado para o reflorestamento das encostas dos morros do Rio de Janeiro pelo Projeto Mutirão-Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente.

O Fertilurb gerado atinge cerca de 15 mil m3 por ano e além disso contribuirá para economizar recursos com transporte, aumentar a vida útil dos aterros e evitar emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.

E com isso a garotada do GEO aprendeu que recursos naturais são preciosos e o cuidado em não ficar comprando e jogando fora deve fazer parte da nossa vida.



Agora vamos implantar a COMPOSTAGEM na nossa escola pessoal!!!!!



Abril de 2013 Inicia com a construção da Horta do GEO. 

A equipe da GEOJardinagem já tem um novo espaço para cultivar: Os canteiros foram construídos pelos nossos parceiros do Instituto de Nutrição da UERJ, com o financiamento da FAPERJ.

 Todos os alunos do GEO estão na expectativa para ver concluídas as obras dos novos canteiros que serão o espaço de cultivo das nossas verduras e legumes.

Esse era um espaço para o jogo de bolinhas de gude, mas com certeza a garotada aprovou a alternativa de plantarmos nossas verduras e legumes para ter uma saladinha fresquinha na hora do almoço.



O Instituto de Nutrição da UERJ conquistou o financiamento da FAPERJ para o Projeto Prioridade RIO - Adequação Nutricional dos Alunos do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) – Juan Antonio Samaranch: Auxílio na Formação de Talentos na Vida e no Esportee com isso teremos o nosso canteiro onde além de plantarmos iremos aprender muitas coisas sobre História, Geografia, Matemática, Português, Artes etc etc etc...




Valeu Profa. Marta Citelli e Profa. Josely Kouri


Equipe do Denteescola já está no GEO

Reunião do 8o. ano com o Dentista Felipe
Os dentistas da equipe do Posto de Saúde Ernani Agrícola inciaram suas atividades no GEO com os responsáveis dos alunos.

Foram 3 dias de reuniões, 27/02 (responsáveis do 6o. ano), 28 /02 (7o. ano) e 1o. de março (8o. e 9o. anos). 


Com auditório lotado, os pais receberam esclarecimentos sobre as ações de saúde bucal, assinaram as autorizações  combinamos que os alunos com necessidade de tratamento odontológico seriam encaminhados para as unidades de saúde próximo à residência.


Dentista Amélia e a galerinha do 7o. ano


No dia 05 de março iniciamos as avaliações odontológicas com o 7o. ano.


A garotada do participou de uma palestra com os dentistas e depois fizeram a experimentação para aprender a usar o fio dental.


Todos ficaram muito atentos e ganharam um kit de escovação: Pasta de dente, escova e fio dental. É para deixar na escola e USAR pessoal!!!





Dentista Lucilene mostrando como usar o fio dental

Os dentistas começaram os exames e já identificaram as crianças que precisam ser encaminhadas ao posto de saúde.

Galera! Doce, biscoito e refrigerante dá cárie!!! É preciso cuidar direitinho dos dentes, pois atleta não pode ter inflamação e cárie é inflamação, com muitas bactérias se multiplicando.... ai que medo!!!!


Bom, é isso aí pessoal!

2013 bombando!!!




Dezembro de 2012: O ano termina com a conclusão dos exames em parceria com a UERJ - Instituto de Nutrição, sob a Coordenação da Profa. Dra. Josely Kouri e equipe.



         Os professores e alunos da equipe do Instituto de Nutrição da UERJ inciaram suas atividades no GEO em Agosto de 2012.com o objetivo de acompanhar a Saúde Nutricional dos nossos atletas. 


 

                          

Todos os alunos do GEO foram medidos, pesados, passaram pela Bioimpedância e Avaliação de Força e Massa Muscular. Os pais adoraram, pois agora teremos nossos jovens acompanhados nutricionalmente com todo o carinho desses profissionais. 

Valeu Equipe da UERJ  - Instituto de Nutrição


Novembro 2012: Fizemos exames cardiológicos com a equipe do Dr. Carlos Sherr, do Instituto do Coração. 


2012 terminou com os alunos realizando exames cardiológicos. Foram realizados exames onde os alunos podiam ver o coração funcionando, com a utilização de tecnologia de ponta.


Os alunos foram examinados por uma equipe de cardiologistas e aqueles que foram identificados com algum problema cardiológico serão atendidos no Instituto do Coração.

A galera ficou com medo, mas não doeu nada!!! Os pais puderam acompanhar a realização do exames e com excessão de alguns atrasos causados pelos equipamentos que não estavam aguentando o calor, correu tudo bem e todos foram atendidos. Em 2013 continuaremos os exames com os novos alunos.




Aconteceu na Semana de Saúde...

 GEO, 21/05/2012

De quinta a sábado os atletas do GEO participaram de diversas atividades de saúde.
Na quinta-feira tivemos a palestra sobre alimentação. O Instituto Annes Dias que apresentou o vídeo do RAP - Rede de Adolescentes Promotores de Saúde.  Todos os alunos participaram e depois tivemos a oportunidade de ter a Dra. Luciana Maldonado e a Dra. Ana Maria para uma conversa mais próxima.


Na sexta feira, tivemos um dia mais intenso. A Arquiteta Maria Josefa, da Secretaria de Meio Ambiente, conversou com os alunos do GEO e depois as turmas participaram do jogo - Rio, A Capital da Bicicleta.










A molecada se amarrou nas atividades.  Ganharam brindes  e aprenderam um pouquinho sobre a preservação do meio ambiente!!!

É isso aí meninada... vamos andar de bicicleta... mas não esqueçam de todos os cuidados necessários: capacete, sinaleira, buzina e MUITA atenção!!!!


Tivemos também a presença da Prof. Lena, que desenvolveu o Jodo do Adolescente.

O Jogo, baseado na Caderneta do Adolescente da Secretaria de Saúde trouxe muita informação. 

A meninada fez perguntas e mostrou que está por dentro do material.
O jogo foi bastante disputado e deixou muita alegria e informação pra meninada... Valeu Lena!


Enfim.... Sábado - 19/05, com Pais e Responsáveis....

No Sábado, a Reunião com os Responsáveis foi presenteada com a apresentação das meninas da T13, que cantaram e dançaram com a música Beijinho, no ritmo de Gustavo Lima. Coreografia e letra das próprias meninas.... ah... e o visual também!  Parabéns Meninas da T13! Arrasaram!!!

 A Turma do Tênis de Mesa T2, também apresentou seus trabalhos. A criatividade dessa turma deixou todo mundo que queixo caído. Eles pensaram e desenvolveram, a partir de materiais recicldos, suportes para escovas de dentes e pasta de dente... e o fio denta também tem seu espaço no projeto dessa garotada!!! Todo mundo pensando na Saúde Bucal... Aí pessoal do GEO! Vocês já podem usar os modelos para contruirem seus suportes.... E vamos Escovar os Dentes Rapaziada!!!


  
A turma da Professora Taline, de Exatas, também apresentou trabalhos!!! 

Eles construíram diversos modelos de bactérias que comprometem a saúde dos nossos atletas.... Muita atenção pessoal!!! Higiene e cuidados especiais para evitar doenças e manter a saúde em dia!




 O pessoal da T8, não fez por menos... participaram com perguntas sobre os mais diversos temas: sexualidade, gravidez na adolescência, drogas e saúde em geral. Construíram urnas e painés com perguntas para avaliar o conhecimento dos alunos. Na quinta feira, 24 de Maio, eles vão abrir as urnas e conferir as respostas. na hora do almoço, na sexta-feira, teremos a apresentação da votação e um debate sobre os temas das perguntas.... Aguardem!!!




Os meninos da T14 também arrasarm!!! Eles passaram o vídeo "Acorda Raimundo, acorda!" para os pais e responsáveis e fizeram um debate bem bacana sobre Gênero.
Os pais avaliaram a atividade e muitos foram para casa repensando a forma de ser homem ou mulher....
Muito bem molecada! Vocês arrasaram... Vamos colocar algumas frases dos pais no Blog para vocês verem o sucesso. Aguardem!




Para completar esse sábado incansável, tivemos também o pessoal da BioRio com a entrega dos óculos. Os alunos estão de visual novo e cada vez mais charmosos e atraentes. Os alunos escolheram os modelos mais invocados e todos ficaram bem bonitos!!!! 

Agora todos cantam: "...Se eu tô alegre
Eu ponho os óculos e vejo tudo bem
Mas se eu to triste eu tiro os óculos
Eu não vejo ninguém..." Vejam mais fotos no final das notícias...


E encerrando esse encontro inesquecível..... As meninas da Secretaria do Meio Ambiente!!!!
A oficina de horta, as sementes de temperos e as mudinhas de jardim encerraram com chave de ouro o dia!!! Todo mundo pra casa presenvando o meio ambiente.... vamos plantar!!!













 

 Parabéns a Tod@s que colaboraram para esse grande evento!
Até a próxima!!!

Agora mais fotos da meninada de visual novo....















Semana de Saúde no GEO
 GEO, 15/05/2012 


Esta semana teremos novidades no GEO!!!!
A partir de quinta-feira, 17/05, teremos palestras e atividades para colocar a saúde em dia. 

A culminância da Semana de Saúde será no sábado, dia 19/05, na Reunião de Responsáveis. Neste dia, os pais poderão conferir a produção da garotada e participar de várias atividades.


PROGRAMAÇÃO

17/05
9h40- Palestra com a Dra. Luciana Maldonado do Instituto Annes Dias sobre ALIMENTAÇÃO
10h20 - Oficina para alunos multiplicadores com a T8.
16h10 - Produção de Materiais para Exposição.

18/05

8h - Palestra com a Arquiteta Maria Josefa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sobre ESPORTE, SAÚDE E MEIO AMBIENTE.

10h30 - Jogo do Meio Ambiente - a turma T3 vai participar do jogo e aprenderá como reproduzir o jogo para as outras turmas. Serão os multiplicadores de Saúde.


19/05
8h30 - Reunião de Responsáveis. Local: Lounge

11h - Atividades Diversas:

  • Apresentação do Teatro do Meio Ambiente - Agentes Ambientais Oficina de Jardinagem para pais e alunos - Secretaria de Meio Ambiente - Área externa.
  • Apresentação da Turma de Treinamento T13 - Música "Beijinho" adaptação da Música Balada Boa do Gustavo Lima. Local: Lounge.
  • Filme para os Responsáveis com a Turma de Treinamento T14, na sala da Promoção de Saúde.

14h - Distribuição de Mudas de plantas - Agentes Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente. Local: Jardim Japonês.

Durante todo o evento:
  •  Mostra de Trabalhos sobre Saúde dos alunos do GEO. Local: Lounge
  • Apresentação dos protótipos de Suportes para Escova de Dentes, Pasta e Fio Dental, desenvolvido pelos alunos da turma de treinamento T1.
  • Mostra do trabalho de Ciências - projeto GEOCientistas

Aguardamos a participação de tod@s.

Por: Angélica Bueno Carvalho - Profa. Promoção da Saúde


Conferindo a Saúde 
GEO, 02/05/2012 

Na quarta-feira, dia 2 de maio, tivemos a ilustre presença da Dra. Maria Tereza Costa no GEO. Ela examinou a garotada e verificou se todos estavam em plena forma para participação no 30° Intercolegial.

A garotada estava apreensiva, todos com medo da injeção.... Não foi dessa vez pessoal, mas não pensem que se livraram.
Até a próxima.
Escrito por: Angélica Carvalho - Promoção da Saúde 


Exames Oftalmológicos
Os alunos do GEO fizeram, nesta sexta-feira - 04 de maio, exames oftalmológicos para ficarem 100%.

Recebemos o pessoal da Fundação Biorio - Programa Saúde na Escola - que atendeu todos os alunos que estavam com alguma dificuldade visual. Em março esses profissinais fizeram uma triagem oftalmológica e indicaram os alunos que fizeram o exame nessa sexta.



O veículo estava todo equipado para que todos os exames pudessem ser realizados ali mesmo na escola.

 


Os alunos puderam escolher os modelos dos óculos e receberão seus novos visuais na semana do dia 14 ao dia 18. Em breve vamos divulgar o dia.... Aguardem....



 Olha a cara da garotada que em breve terá novo visual!!! Vamos postar aqui as fotos para vocês verem como eles estão arrasando...


Os Agentes Educadores, Estagiários e até a mãe voluntária ajudaram na organização da galerinha. Valeu pessoal!!! Tudo pelos nossos atletas.



Até a próxima.

Postado por: Angélica Carvalho - Profa. de Promoção da Saúde

2 comentários:

  1. Olá Angélica,estou tentando me comunicar com a comunidade GEO desde o começo do ano através do blog e nada! Quando vão postar os eventos deste ano no blog?Soube que esteve adoentada, estimo sua melhora.Sou tia da Rayane da 1602.Aguardo novas postagens!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Elinete. Pode deixar. Estamos mobilizando alguns professores e alunos para dinamizar o nosso Blog. São muitas atividades!!!! Ufa!! Estou melhor sim. Bjs e obrigada

    ResponderExcluir