Esportes no GEO

XADREZ NO GEO







JÁ ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA OS JOGOS 
DE AGOSTO...            

Os professores estão impressionados com a capacidade dos alunos nos esportes. 

Em apenas quatro meses de treinamento os alunos já conquistaram medalhas em várias competições, mostrando talento e dedicação em seus jogos e nos treinos.


 


Alguns exemplos: No Tênis de Mesa ficamos com o 2o. lugar femino, de atleta não federado e nos dia 14\07 e 15\07 tivemos competições de atletismo e judô e nos saímos muito bem. 

O GEO ficou como a melhor nota de todas as escolas do Rio de Janeiro.


 
 
Em AGOSTO participaremos de outras competições e para isso estamos treinando bastante... 

Ah, a nossa Nota nas provas bimestrais (1o. bimestre) também foram ótimas. Ficamos com a melhor nota das escolas públicas municipais do Rio.
 

E dá-lhe GEO!!! Aguardem mais conquistas!!!




ABALAMOS NO MARACANAZINHO!!!
 Os Alunos-Atletas-Cidadãos arrasaram nos dias 14 e 15 de Julho, no Maracanazinho. Foram diversas participações que deixaram os adversários marcados pela presença dos guerreiros do GEO.

Na corrida, no aremesso de disco, no Judô e no Tênis de Mesa, nossa participação foi sentida por todos.... ÔÔÔÔ O GEO CHEGOU!!!

Confiram as participações e os resultados:


Atletismo:
Corrida Masculino: 

Classifcação para a final, com o terceiro melhor tempo:

E o Nathan ainda foi entrevistado, pois todos ficaram maravilhados com o seu desempenho e principalmente a sua alegria pela classificação.










3o. lugar no Arremesso de Disco, com Andressa, com direito a Bolo de Aniversário....

Andressa fez aniversário no dia da conquista e deu de presente para a família GEO o pódium! 

Valeu Andressa! 


3o. lugar  no Judô feminino com Ana Macximi.

Olha a alegria da Professora Katia!

Parabéns as duas!!!

Orgulho GEO!!







 

E ainda... participações inesquecíveis para todos nós ...

 e pricnipalmente para esses atletas! 


 




Fiquem calmos pessoal. Isso é só o começo!
Vejam mais fotos na nossa Galeria de Fotos...

                                   
I FESTIVAL DE NATAÇÃO DO GEO 


Nesta sexta-feira, 12/07, as equipes de natação treinaram muito para o Festival.
Sentimos muito a falta da nossa querida Leandra, nosso peixe, que estava com muita febre e não pode participar.... Fique boa logo Leandra!
Vejam mais fotos do pessoal na piscina gelada... ai que frio!!!


 

TÊNIS DE MESA


 A equipe feminina do Tênis de Mesa fez bonito nas Olimpíadas Escolares. Conquistamos o 5o. e o 6o. lugares na Categoria A.

Colocação Final / Atletas
1   Sofia Calderano (Santo Inácio)
2   Camila Kubo (Santa Mônica Cachambi)
3   Lorena Ribeiro (Santa Mônica Centro Educacional)
4   Amanda Mendes (Santa Mônica Centro Educacional)
5   Vanessa Almeida (Juan Antonio Samaranch)
6   Karen Conceição (Juan Antonio Samaranch)
7   Yasmin Lopes (Santa Mônica Cachambi)
8   Bianka Diniz (Santa Mônica Taquara)

 E isso é só o começo....
 Já conquistamos o segundo lugar feminino no torneio de Tênis de Mesa de Jovens não federados:

 Ninguém segura essa equipe!!!!

VOLEIBOL


A equipe feminina do GEO estreou nas Olímpiadas Escolares contra a equipe do Colégio Pedro II.

Foi um jogo duro, pois o Pedro II tinha no seu time meninas federadas.

Elas venceram por 25x11 e 25x3, mas lutamos bastante.

 


As meninas se esforçaram e conquistaram mais confiança! 

Parabéns meninada. Valeu o esforço!

A equipe masculina jogará na final da mesma competição contra a equipe do CEL neste fim de semana, com o local e dia a serem definidos.


Postado por: Raquel
Em 19-06-12

TÊNIS DE MESA INICIA SUA PARTICIPAÇÃO EM COMPETIÇÕES

Os alunos do GEO participam pela primeira vez da V Etapa do Ranking do Campeonato Estadual de Tênia de Mesa
No dia 25 de Junho, os alunos orgulhosos tiveram o primeiro contato com uma competição externa e não fizeram feio.
Aliás... eles estão lindos!
Boa sorte pessoal!


ATLETISMO
Historia
O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que iniciaram os gregos no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos.
http://www.historianet.com.br
Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. 
Originalmente nos jogos, chamados Festival Olímpico, os atletas competiam nus e as mulheres eram excluídas dos jogos. Certa ocasião, uma mulher decidida a ver seu filho competir, disfarçou-se de treinador. No término da competição com a vitória do filho, a mulher pulou a cerca entusiasmada e tudo foi descoberto. A partir desse dia até aos treinadores foi exigida a nudez. 



http://www.historianet.com.br
No ano 394 da nossa era, o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. 

Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. 
Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.  

Os jogos foram reeditados em 1896 na cidade de Atenas, por iniciativa do educador francês Pierre de Frédy, o barão de Coubertin reavivando os torneios que tinham sido interrompidos há 15 séculos.
Os jogos modernos destacaram-se também pela participação feminina.


Corridas
http://pt.wikipedia.org
As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. 
www.pt.wikipedia.org


Maratona
A maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja em estrada. 

A distância que, segundo a lenda, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas era superior a 35 km. 

Spiridon Louis, ex-pastor de ovelhas e carteiro grego, se tornou herói nacional ao vencer a primeira maratona disputada na história.





 


Lançamento
As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e lançamento do dardo. 

O arremesso no Brasil lançamento em Portugal de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7,26 kg para os homens adultos e 4 kg para as mulheres. 

Saltos
http://rumocertoesportes.blogspot.com.br
As provas de salto podem ser divididas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância chamado também de salto em comprimento e o salto triplo ou triplo salto. 


Pistas
A pista de corrida normalmente contém 8 raias, cada uma com 1 metro e 22 centímetros que são os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa. Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas, possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro).


www.jornalcorreiopiracicabano.blogspot.com


Postado por: Ágata Laine e Antonio Lucas - T6
Data: 21-05-12
 

Origem do HANDEBOL
 Data: 14-05-12
O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha.
Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.
o ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.



Separamos aqui algumas regras básicas do handebol, porém de suma importância para o jogo, vamos a elas:
  • O jogo é realizado por duas equipes, cada equipe conta com 7 jogadores, sendo um goleiro e seis jogadores na linha com objetivo de marcar gol na baliza adversária.
  • A duração de uma partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Em caso de empate o jogo é levado a prorrogação, com dois tempos de 5 minutos.
  • Os jogadores podem caminhar ou correr com a bola, mas tem que bate-la no chão, como no basquete. O número de passos máximos sem bater a bola no chão é de 3.
  • O time que está com a bola deve ir ao ataque, não podendo ficar com a bola na sua defesa para passar o tempo.
  • Empurrões, puxões, segurar o adversário, bater e pular no adversário são consideradas faltas, caso uma dessas ações aconteça quando o adversário tem a chance de marcar um gol, o juiz marcará um tiro de 7 metros, que é como o pênalti no futebol.
  • Um jogador pode ser punido de 3 maneiras, advertência exclusão e desclassificação. Na primeira o jogador recebe um aviso (como o cartão amarelo no futebol), na segunda o jogador deverá permanecer fora da quadra por 2 minutos, e a terceira como o nome diz desclassifica o jogador e este não poderá retornar mais ao jogo (como o cartão vermelho no futebol).

Curiosidades  sobre  o  HANDEBOL

O Handebol é mais uma das modalidades desportivas que o Velho Mundo nos enviou. Anteriormente, o handebol já apresentou grandes distinções em termos de preferência entre o que se chamou Handebol de campo e handebol de Salão. Hoje, a carência de locais no Brasil, ou melhor, a maior disponibilidade de quadras e não de campos, fez prevalecer o handebol de salão, que absorveu a prática da modalidade em todo País.
No início, quando o desporto foi introduzido no Brasil, foram creditados ao handebol de campo os méritos da organização oficial e do reconhecimento da modalidade como desporto oficial no Brasil.

Escrito por: Isabelle S. ( T11 ) e Theresa J. ( T11 )

Nas aulas de Judô...


O que mais se vê é a professora de Judô Katia ensinando os alunos como deve ser feito nas aulas, como por exemplo: como cair, as posições, imobilização, como fazer os golpes.
Muitos alunos elogiam a professora pelo seu belo trabalho que ensina muito bem todos os alunos.

Historia sobre o Judô
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jítsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.

Luta e regras
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
Ippon: o objetivo do judô é conquistar o ippon (ponto completo). O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.
Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
Yuko: Quando o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko vale um terço de ponto.
Koka: menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.
Proibições
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou vértebras. São proibidos também os golpes no rosto do adversário. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.
Graduações (faixas)
No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.

Curiosidades:
- O judô feminino é esporte olímpico desde os Jogos Olímpicos de Barcelona (1992).
- O judoca japonês Yasuhiro Yamashita ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). O curioso é que o judoca japonês conseguiu vencer na final mesmo mancando, pois estava com um músculo da panturrilha direita rompido.

Os melhores IPPONS você encontra aqui.  
 (Acesse também a página de links e encontre mais novidades).

Escrito por: Ágata Layne - T6 e Shalimar – T11

Um comentário: