A Escola

GEO - Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch


MISSÃO________________________________________________________________

Formar alunos-atletas-cidadãos na rede pública municipal do Rio de Janeiro.

VISÃO DE EDUCAÇÃO____________________________________________________

• Integrar o desenvolvimento acadêmico e esportivo formando talentos na vida e no esporte.
• Assegurar a igualdade respeitando as diferenças.


Clique aqui para conhecer a forma de atuação da equipe.


Quem  foi Juan Antônio Samaranch  
O espanhol Juan Antônio Samaranch, presidente por 21 anos do Comitê Olímpico Internacional (COI), cuja sede está em Lausanne na Suíça, faleceu na quarta-feira em Barcelona, sua cidade natal. Ele tinha 89 anos.

Samaranch foi internado no domingo passado em um hospital da capital catalã devido a uma insuficiência cardíaca e faleceu três dias depois devido a uma parada cardíaca, como informou o Hospital Quirón de Barcelona através de um comunicado enviado à imprensa.

Museu Olímpico em Lausanne
Como presidente honorário vitalício, Samaranch se manteve ativo mesmo como aposentado. Ele foi presidente do conselho de administração do Museu Olímpico em Lausanne, além de participar com bastante frequência de reuniões do COI em todo o mundo.
A era Samaranch foi possivelmente a mais intensa da história do COI, incluindo boicotes olímpicos, a profissionalização de atletas, também a irrupção do comercialismo, o auge de popularidade dos jogos.

Há somente um ano, Samaranch apoiou a candidatura de Madrid em 2016 e pediu aos membros do COI reunidos em Copenhague que cedessem os jogos à Espanha, pois seu "fim estava muito próximo". 

Finalmente, Rio de Janeiro ganhou da capital espanhola na votação final.

E teremos aqui, na nossa cidade maravilhosa, os Jogos olímpicos de 2016.


Samaranch tinha nos seus últimos anos de inúmeros problemas de saúde. 

Ficou hospitalizado na Suíça por onze dias por "estafa", em 2001, para depois retornar à sessão do COI em Moscou, onde o belga Jacques Rogge foi eleito como seu sucessor. 

Além disso, nos últimos anos, sofria de problemas renais e de hipertensão.


Vinte e um anos depois, como uma figura de renome internacional, Samaranch retornou a Moscou para completar seu ciclo, celebrando a popularidade e sucesso econômico dos jogos, apesar do escândalo que ocasionou a expulsão de dez membros do COI por ter recebido favores do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002.

Muitos dos seus amigos o descreverem como uma pessoa afetiva, e mesmo nos últimos momentos do seu mandato em 2001, Samaranch se esforçou para concretizar três objetivos como parte do seu legado: fazer de Pequim a sede das olimpíadas em 2008, a eleição de Rogge para sucedê-lo e a nomeação do seu filho como membro do COI. Samarnch faleceu na quarta-feira, 21 de abril de 2010, em Barcelona, sua cidade natal. Ele tinha 89 anos.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. aqui fala a shalymar uma das alunas do geo e queria agradecer muito por você vê nosso blog e ter gostado muito e queria pedir a você que chame seu amigos para visitar o blog também. :)obrigada

      Excluir